Vaticano marca data da beatificação de Benigna Cardoso

O Bispo Dom Gilberto Pastana anunciou na manhã de hoje (21), na Rádio Educadora do Cariri, porta-voz da Diocese de Crato, a data da beatificação de Benigna Cardoso da Silva, que será no dia 21 de outubro de 2020. A confirmação veio do Vaticano e a data faz referência ao dia em que a jovem recebeu o Sacramento do Batismo.

No ano passado o Papa Francisco autorizou a beatificação de Benigna Cardoso, que passará a ser a primeira beata cearense, de Santana do Cariri, no Ceará. A beatificação é um passo necessário para que ela venha a ser considerada santa pelo Vaticano.

A diocese do Crato abriu o processo para a beatificação de Benigna Cardoso da Silva em 2011. Dois anos depois, a jovem foi nomeada pela Igreja Católica como ‘Serva de Deus’. Em 2016, a causa foi aprovada na Comissão dos Teólogos da Congregação para as causas dos Santos, em Roma. Passou também pela Comissão dos Cardeais e, por último, pelo parecer do Papa Francisco.

Quem foi Benigna

No caso de Benigna, a comprovação de um milagre é dispensada pois sua morte é considerada um martírio. Benigna foi assassinada em outubro de 1941, aos treze anos de idade, por um adolescente que a assediava. Ela é aclamada como ‘Heroína da Castidade’.

Em julho de 2019, o governador Camilo Santana sancionou a lei que inclui a Romaria da Menina Benigna no Calendário Oficial de eventos do Ceará.

Gisele Eufrásio / Jornalista da Rádio Educadora do Cariri (com informações do G1 Ceará)

Faixa atual

Título

Artista

Background