XX Corrida de Pedestrianismo marca a abertura das comemorações dos 255 anos do Crato

Na manhã desse domingo, 16, foi dado início as comemorações dos 255 anos de emancipação do município do Crato. Por meio da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJU), foi realizada a tradicionalíssima Corrida de Pedestrianismo da cidade, que este ano, encena sua 20ª edição homenageando o educador físico, professor José Barreto Xenofonte, o Barretin.

A largada e chegada aconteceram na Praça Alexandre Arraes (Quadra Bicentenário), onde os corredores se dividiram entre diversas categorias nos percursos de 5 e 10 quilômetros. Segundo secretário adjunto da SEJU, Henrilly Renner, essa edição bateu record com o número de 797 inscritos. “A cada ano a prova vai se consolidando, graças ao profissionalismo que temos com os competidores que vêm de várias cidades do Nordeste. Já estamos trabalhando para a prova do próximo ano, com a meta de trazer 1000 participantes”, disse Henrilly.

O prefeito Zé Ailton Brasil participou da corrida e comemorou o início dos festejos destacando uma vasta programação que contará com atividades e várias inaugurações. “É sempre uma grande alegria poder comemorar junto com a população mais um ano da nossa cidade. E esse ano vamos entregar vários equipamentos fruto de várias conquistas”, ressaltou o prefeito.

Dentre os vários atletas profissionais e amadores que participaram, de diversas cidades do Nordeste, a jovem Ana Mari Machado, de 17 anos, da cidade de Nova Olinda, comemorou os 5km percorridos, e elogiou a estrutura do evento. “Estou iniciando nesse esporte e é muito contagiante receber medalha, encontrar pessoas de outras cidades e ficar sabendo das próximas corridas”, disse.

Na entrega da premiação, além do prefeito Zé Ailton Brasil, o vice-prefeito e secretário de saúde, André Barreto, a Secretária de Administração, Águeda Duarte, a Secretária Adjunta da Saúde, Milenna Brasil, a Secretária Adjunta da Cultura, Cleia Feitosa,o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Brito Júnior, o Secretário de Segurança Pública, Coronel Jarbas Freire, e o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Zilcélio Alves.

Os esportistas que completaram o trajeto receberam medalhas de participação e os três primeiros colocados de cada categoria foram contemplados com troféus.

Na próxima sexta-feira, 21, dia do município, será realizada a 71ª Prova Ciclística 21 de Junho – Troféu Wilson Machado, que acontecerá no Parque de Exposição Pedro Felicio Cavalcanti.

O evento contou também com o apoio do Tiro de Guerra 10-004, do Hospital São Camilo.

Resultado das Categorias:

5km – Geral Masculino:

1º lugar – Justino Pedro
2º lugar – Jackson Vieira
3º lugar – Diego Almeida

5km – Local Masculino:

1º lugar – Lucas Naian de Sousa
2º lugar – Damião de Lima
3º lugar – Vilmar Dias da Silva

5km – Geral Feminino:

1º lugar – Eliene Florêncio da Costa
2º lugar – Marina Gomes
3º lugar – Maria Aparecida dos Santos

5km – Local Feminino:

1º lugar – Jeane Rufino
2º lugar – Antônia Rosa Coelho
3º lugar – Elienice Nayara do Nascimento

10km –Geral Feminino

1º lugar – Maria de Fátima Morais
2º lugar – Maria Valdelice da Cruz
3º lugar – Fabiana Oliveira da Silva

10km – Local Feminino

1º lugar – Carla Rutyela Beserra
2º lugar – Sarah Maciel Moreira
3º lugar – Carla Georgia Alencar

10km – Geral Masculino

1º lugar – Edson Amaro Arruda
2º lugar – Rafael Almeida Silvestre
3º lugar- Marcelo José da Silva

10km – Local Masculino

1º lugar – Espedito Elói Rosa Coelho
2º lugar – Cláudio Henrique Ferreira
3º lugar- Claudiano Ferreira Duarte

Os demais resultados em todas as categorias estão disponíveis no site da Cronos Cariri.

Fonte: Prefeitura do Crato

Faixa atual

Título

Artista

Background